APRENDENDO COM O LÚDICO

APRENDENDO COM O LÚDICO

terça-feira, 3 de outubro de 2017

Parte 2 do livro DINÂMICA, JOGOS E BRINCADEIRAS






Dinâmica: "Patinho Feio"
Objetivo: Reflexão
Materiais: Tiras de papel colante, caneta
Procedimento: Colar tiras de papel colante ou escrever em fitas para serem colocadas na cabeça de
modo que apareçam palavras as quais deverão ser seguidas pelos colegas que a lerem. Exemplo: beijeme,
aperte minha mão,abrace-me, deixe-me, pisque para mim, etc etc.....sendo que apenas um
elemento, deverá ficar com a palavra 'deixe-me'. sendo que esse será o único que não será procurado,
será o patinho feio (deixe-me). No final, essa pessoa deverá contar como se sentiu, sendo discriminado
e deixada de lado.

Dinâmica: "Salada de Frutas"
Objetivo: memória e concentração
Procedimento: O grupo senta em círculo e o facilitador diz uma fruta qualquer e aponta para um dos
participantes. O participante escolhido deverá dizer a fruta falada pelo facilitador e uma de sua escolha.
Aí começa a brincadeira. A pessoa que estiver ao lado direito da escolhida pelo facilitador deverá dizer a
fruta do facilitador, da pessoa e a sua.
Exemplo: Facilitador - Maçã; Pessoa 1 - Maçã e Banana; Pessoa 2 - Maçã, Banana e Manga;Pessoa 3 -
Maçã, Banana, Manga e Uva e assim sucessivamente até que alguém erre a seqÜência. Para a pessoa
que errar pode ser solicitado um 'castigo' ou um 'mico'.
Obs: 1º Em vez de frutas a brincadeira pode ser feita com carros, países, estados, objetos (praia, casa,
sala, etc.); 2º Eu faço essa brincadeira com as minhas turmas do grupo de Reciclagem da Língua
Portuguesa (in company) e garante ótimos resultados. Como castigo à pessoa que erra, eu faço alguma
pergunta sobre o conteúdo já estudado (como revisão), do conteúdo a ser estudado (como hipótese e
suposição, para ver o conhecimento da pessoa sobre o assunto) e do conteúdo que está sendo estudado
(como reforço). É uma brincadeira simples, mas que garante boas risadas e resultados maravilhosos
deixando o ambiente e os participantes super descontraídos.

Dinâmica: "das partes do corpo"
Objetivo: estimular a atenção e interação com os colegas
Procedimento: Numa grande roda a pessoa começa a brincadeira dizendo o nome de uma parte do
corpo. passando a vez. A pessoa que estiver ao lado determinado irá colocar a mão na parte do corpo
que a primeira pessoa falou, e dizer outra parte do corpo passando a vez. A pessoa ao seu lado, já
determinado de modo que a vez corra apenas em um sentido, colocará a mão na parte corporal dita pela
segunda pessoa e dirá outra parte e assim sucessivamente.

Dinâmica: "Descobrindo as qualidades"
Objetivo: Interação
Materiais: quebra-cabeça, pedaços de papel e caneta
Procedimento: Dois grupos formam um círculo, com os componentes intercalados ( ex. um do amarelo,
outro do azul e assim em diante até terminar o círculo). Cada componente deve escrever em um pedaço
de papel uma qualidade própria (usando apenas uma palavra) e entregar para o participante do lado
direito, sendo este o componente do grupo oposto, que deverá fazer mímica para que o seu grupo
descubra a qualidade do participante ao lado (grupo oposto), quando o grupo acerta a qualidade logo o
outro componente do mesmo grupo anterior que estava fazendo a mímica começa a fazer também a sua
e assim sucessivamente . Enquanto isso o líder do grupo oposto está dentro do círculo montando um
quebra cabeça, quando ele terminar o tempo acaba e ganha o grupo que descobriu mais qualidades do
grupo oposto.

Dinâmica: "do Estetoscópio" (para trilhas ao ar livre)
Objetivo: Esta dinâmica serve pra se perceber que o meio ambiente é vivo.
Materiais: estetoscópio
Procedimento: Ao realizar uma caminhada numa trilha, onde houver em locais úmidos, árvores com
caule fino, pegar o estetoscópio e pedir pra que a pessoa ouça seu coração, logo após escutar no caule e
perceber o som do movimento de água(xilema) e de nutrientes(floema).

Dinâmica: "qualidades e defeitos"
Objetivo: falar das qualidades e defeitos.
Materiais: pedaço de papel, caneta
Procedimento: gostaria de sugerir uma dinâmica que fiz com meus alunos para falarmos das qualidades
e defeitos. Entrega-se um pedaço de papel para cada participante e pede que desenhe a mão direita e a
mão esquerda. Em cada dedo primeiro da mão direita escreve-se uma qualidade e na esquerda um
defeito. O coordenador da dinâmica dá cerca de 20 minutos para escreverem. Ao final discute-se de
acordo com o que cada um escreveu, finalizando que é mais fácil falar de características dos outros do
que de nós mesmos e encerra dizendo que todos possuímos qualidades e defeitos, porém temos que nos
respeitarmos e priorizarmos nossas qualidades.

Dinâmica: "Conheço meu filho"
Objetivo: para reunião de pais
Materiais: Papel e caneta
Procedimento: Pedir que os alunos escreva em um papel pequeno a seguinte frase: 'eu amo a minha
família'. Não pode ser assinado. Todos pedaços de papel deverá ter um número que corresponda o
número que a coordenadora da reunião manterá em segredo. No dia da reunião todos os papeis serão
colocados espalhados em uma mesa e os pais deverão reconhecer a letra do filho e pegar um papel.
Depois a coordenadora irá verificar se os pais acertaram e conhece a letra de seus filhos.

Dinâmica: "do General"
Objetivo: descontração... causa muitos risos e simpatia entre os participantes
Procedimento: Uma dinâmica para entreter... como uma brincadeira...
Há várias posições nesse jogo, como: lixo, soldado, cabo, sargento, coronel, general etc.
O general começa falando 'Passei a revistar minha tropa e senti falta do...(ele diz o nome de uma das
posições)
A pessoa se levanta (a não ser que seja o cargo mais baixo, nesse caso, o General se levanta, e ele
continua sentado) e diz 'O ... nunca falta, senhor(o cargo mais baixo não diz senhor ao general)
General - então quem falta?... - Quem falta é o ..., senhor
E assim se procede... até que alguém não se levante, ou levante na hora errada, ou esqueça de dizer
'senhor' ou diga senhor na hora errada
OBS: Se levanta apenas para um cargo mais elevado, e se diz senhor, também apenas para um cargo
mais elevado. Nesse caso, a pessoa que errou vai para o cargo mais baixo, e cada pessoa sobe um
cargo...Então, começa com o general dizendo 'Passei a revistar minha tropa(...)'
OBS2 - O cargo mais baixo nunca diz senhor ou se levanta para o general, mas para todos os outros
participantes, sim...O general nunca se levanta ou diz senhor... apenas para o cargo mais baixo...
OBS3 - se faltarem cargos, pode-se inventar mais alguns, como cocô, ou balde, ou algo assim...

Dinâmica: "da inteligência"
Objetivo: melhorar a percepção
Procedimento: Você pega um grupo e divide em 2 a 2, um olhando pro outro. Peça a eles para que se
observem por 2 minutos, depois peça para eles se virarem de costas e mudarem três coisas em si
mesmos e depois desvirarem e fazerem com que o parceiro descubra o que foi mudado. O outro
também repete e assim sucessivamente repita por 3 vezes esta dinâmica.

Dinâmica: " da folha de revista"
Objetivo:
Material: folhas de revista, pátio ou sala, todos sentados em círculo
Procedimento: Dar uma folha de revista a cada participante e pede para que amassem bastante a folha,
após todos amassarem pede para que desamassem novamente deixando a folha como era antes.
Ninguém irá conseguir, então explica-se que a folha representa as nossas palavras que uma vez ditas
não podem mais serem consertadas, por isso devemos ter cuidado ao falar para que não venhamos a
machucar o próximo, pois uma vez aberta a ferida será difícil cicatrizar.

Dinâmica: “do balão"
Objetivo: Reflexão
Material:balões palitos de dentes uma caixa de bombons ou algum outro prêmio
Procedimento: entrega-se um balão para cada participante e em seguida um palito de dentes, pede-se
para todos se espalharem e diz o seguinte: _ganha esta caixa de bombons quem conseguir ficar com o
balão sem estourar.
Sem que o instrutor mande todos os participantes correm para estourar os balões dos adversários para
ganhar a caixa de bombons, mas geralmente não sobra nenhum balão. Depois o instrutor pergunta: em
que momento eu mandei vocês estourarem os balões dos colegas ? E fica com a caixa ou distribui.
Obs: se gostarem divulguem!

Dinâmica: " da Pergunta Certa"
Objetivo: Esta dinâmica irá despertar uma atenção maior a concentração e estratégia.
Material: papel e fita crepe
Procedimento: Esta dinâmica para funcionar independe da quantidade de pessoas participantes. Um
exemplo, em um grupo o coordenador deverá colar um nome de uma pessoa famosa nas costas dos
participantes, sem que eles vejam o que esta escrito, então ganha a dinâmica quem descobrir primeiro o
nome que está escrito em suas costas, para ajudá-los eles poderão fazer perguntas entre si como por
exemplo 'a pessoa é loira?', mas as respostas só poderão ser sim ou não.

Dinâmica: “Carta a si próprio"
Objetivo: Levantamento de expectativas individuais, compromissos consigo próprio, percepção de si,
auto-conhecimento, sensibilização, reflexão, auto motivação, absorção teórica.
Material: Envelope, sulfite, caneta.
Procedimento: 20'
Individualmente, cada treinando escreve uma carta a si próprio, como se estivesse escrevendo a seu
(sua) melhor amigo (a). Dentre os assuntos, abordar: como se sente no momento, o que espera do
evento (curso, seminário, etc.), como espera estar pessoal e profissionalmente daqui a 30 dias. Destinar
o envelope a si próprio (nome e endereço completo para remessa). O Facilitador recolhe os envelopes
endereçados, cola-os perante o grupo e, após 45 dias aproximadamente, remete ao treinando (via
correio ou malote).

Dinâmica de Grupo: O presente
Como desenvolver a dinâmica: Estabelece-se o número de participantes e seleciona-se o mesmo
número de qualidades para serem abordadas durante a dinâmica. Poderão ser introduzidas algumas que
achar relevante dentro da situação em que vive. A pretensão é que todos escolham uns aos outros
durante a mesma, podendo acontecer de algum participante não ser escolhido.
O Presente: O organizador pode escolher como presente alguma guloseima como uma caixa de
bombom com o mesmo número de participantes, ou outro que possa ser distribuído uniformemente no
final da dinâmica. Este presente deve ser leve e de fácil manejo pois irá passar de mão em mão. Tente
embrulhá-lo bem atrativo com um papel bonito e brilhante para aumentar o interesse dos participantes
em ganhá-lo.
Disposição e local: os participantes devem estar em roda ou descontraidamente próximos.
Início: O organizador com o presente nas mãos diz (exemplo): Caros amigos, eu gostaria de aproveitar
este momento para satisfazer um desejo que há muito venho querendo fazer. Eu queria presentear uma
pessoa muito especial que durante o ano foi uma grande amiga e companheira e quem eu amo muito.
Abraça a pessoa e entrega o presente. Em seguida pede um pouquinho de silência e lê o parágrafo 1:
1. PARABÉNS!
*Você tem muita sorte. Foi premiado com este presente. Somente o amor e não o ódio é capaz de curar
o mundo. Observe os amigos em torno e passe o presente que recebeu para quem você acha mais
ALEGRE.
Ao repassar o presente, a pessoa que recebe deve ouvir o parágrafo 2 e assim por diante:
2. ALEGRIA! ALEGRIA!
Hoje é festa, pessoas como você transmitem otimismo e alto astral. Parabéns, com sua alegria passe o
presente a quem acha mais INTELIGENTE.
3. A inteligência nos foi dada por Deus. Parabéns por ter encontrado espaço para demonstrar este
talento, pois muitas pessoas são inteligentes e a sociedade, com seus bloqueios de desigualdade,
impede que eles desenvolvam sua própria inteligência. Mas o presente ainda não é seu. Passe-o a quem
lhe transmite PAZ.
4. O mundo inteiro clama por paz e você gratuitamente transmite esta tão grande riqueza. Parabéns!
Você está fazendo falta às grandes potências do mundo, responsáveis por tantos conflitos entre a
humanidade. Com muita Paz, passe o presente a quem você considera AMIGO.
5. Diz uma música de Milton Nascimento, que "amigo é coisa para se guardar do lado esquerdo do peito,
dentro do coração". Parabéns por ser amigo, mas o presente. . . ainda não é seu. Passe-o a quem você
considera DINÂMICO.
6. Dinamismo é fortaleza, coragem, compromisso e irradia energia. Seja sempre agente multiplicador de
boas idéias e boas ações em seu meio. Parabéns! Mas passe o presente a quem acha mais SOLIDÁRIO.
7. Parabéns! Você prova ser continuador e seguidor dos ensinamentos de CRISTO. Solidariedade é de
grande valor. Olhe para os amigos e passe o presente a quem você considera ELEGANTE (bonito, etc...).
8. Parabéns! Elegância (beleza, etc...) completa a criação humana e sua presença torna-se marcante,
mas o presente ainda não será seu, passe-o a quem você acha mais SEXY.
9. Parabéns! A sensualidade torna a presença ainda mais marcante e atraente. Mas o presente não será
seu. Passe-o a quem você acha mais OTIMISTA.
10. Otimista é aquele que sabe superar todos os obstáculos com alegria, esperando o melhor da vida e
transmite aos outros a certeza de dias melhores. Parabéns por você ser uma pessoa otimista! É bom
conviver com você, mas o presente ainda não será seu. Passe-o a quem você acha COMPETENTE.
11. Competentes são pessoas capazes de fazer bem todas as atividades a elas confiadas e em todos os
empreendimentos são bem sucedidas, porque foram bem preparadas para a vida. Essas são pessoas
competentes como você. Mas o presente ainda não é seu. Passe-o a quem você considera CARIDOSO.
12. A caridade é como diz São Paulo aos Coríntios: "ainda que eu falasse a língua dos anjos, se não tiver
caridade sou como o bronze, que soa mesmo que conhecesse todos os mistérios, toda a ciência, mesmo
que tomasse a fé para transportar montanhas, se não tiver caridade de nada valeria. A caridade é
paciente, não busca seus próprios interesses e está sempre pronta a ajudar, a socorrer. Tudo desculpa,
tudo crê, tudo suporta, tudo perdoa". Você que é assim tão perfeito na caridade, merece o presente.
Mas mesmo assim, passe o presente a quem você acha PRESTATIVO.
13. Prestativo é aquele que serve a todos com boa vontade e está sempre pronto a qualquer sacrifício
para servir. São pessoas agradáveis e todos se sentem bem em conviver. Você bem merece o presente.
Mas ele ainda não é seu. Passe-o a quem você acha que é um ARTISTA.
14. Você que tem o dom da Arte e sabe transformar tudo, dando beleza, luz, vida, harmonia a tudo que
toca. Sabe suavizar e dar alegria a tudo que faz. Admiramos você que é realmente um artista, mas o
presente ainda não é seu. Passe-o a quem você acha que tem FÉ.
15. Fé é o dom que vem de Deus. Feliz de você que tem fé, pois com ela você suporta tudo, espera e
confia porque sabe que Deus virá em socorro nas horas difíceis e poderá ser feliz. Diz o salmo 26 " O
Senhor é a minha luz e minha salvação, de quem terei medo?" Se você acredita e espera tanto de Deus,
sabe também esperar e ter fé nos homens e na vida e assim será feliz. Mas o presente não é seu, pois
você não precisa dele. Passe-o a quem você acha que tem o espírito de LIDERANÇA.
16. Líderes são pessoas que sabem guiar, orientar e dirigir pessoas ou grupos, com capacidade,
dinamismo e segurança. Junto de você que é líder sentimos seguros e confiamos em tudo o que você diz
e resolve fazer. Confiamos muito em você, que é líder, mas o presente ainda não é seu. Passe-o a quem
você acha mais JUSTO.
17. Justiça! Foi o que Cristo mais pediu para o seu povo e por isso foi crucificado. Mas não desanime.
Ser justo é colaborar com a transformação de nossa sociedade. Mas já que você é muito justo, não vai
querer o presente só para você. Abra e distribua com todos, desejando-lhes FELICIDADES !
E assim o presente é distribuído entre todos !

Dinâmica do "O que você parece pra mim..."
Esta dinâmica pode ser empregada de duas maneiras, como interação do grupo com objetivos
de apontar falhas, exautar qualidades, melhorando a socilização de um determinado grupo.
Material: papel cartão, canetas hidrocor e fita crepe.
Desenvolvimento: Cola-se um cartão nas costas de cada participante com uma fita crepe. Cada
participante deve ficar com uma caneta hidrocor. Ao sinal, os participantes devem escrever no cartão de
cada integrante o que for determinado pelo coordenador da dinâmica (em forma de uma palavra
apenas), exemplos:
1) Qualidade que você destaca nesta pessoa;
2) Defeito ou sentimento que deve ser trabalhado pela pessoa;
3) Nota que cada um daria para determinada característica ou objetivo necessário a atingir
nesta dinâmica.

Dinâmica do Desafio
Material: Caixa de bombom enrolada para presente
Procedimento: colocar uma música animada para tocar e vai passando no círculo uma caixa(no tamanho
de uma caixa de sapato, explica-se para os participas antes que é apenas uma brincadeira e que dentro
da caixa tem uma ordem a ser feita por quem ficar com ela quando a música parar. A pessoa que vai
dar o comando deve estar de costas para não ver quem está a caixa ao parar a música, daí o
coordenador faz um pequeno suspense, com perguntas do tipo: ta preparado? você vai ter que pagar o
mico viu, seja lá qual for a ordem você vai ter que obedecer, quer abrir? ou vamos continuar? Inicia a
música novamente e passa novamente a caixa se aquele topar em não abrir, podendo-se fazer isso por
algumas vezes e pela última vez avisa que agora é para valer quem pegar agora vai ter que abrir, Ok?
Esta é a última vez, e quando o felizardo o fizer terá a feliz surpresa e encontrará um chocolate sonho
de valsa com a ordem 'coma o chocolate'.
Objetivos:essa dinâmica serve para nós percebermos o quanto temos medo de desafios, pois
observamos como as pessoas têm pressa de passar a caixa para o outro, mas que devemos ter coragem
e enfrentar os desafios da vida, pois por mais difícil que seja o desafio, no final podemos ter uma feliz
surpresa/vitória.

Dinâmica "Tiro pela Culatra"
Essa dinâmica, é desenvolvida exatamente como a número 3 acima. A única diferença é que
ao invés de se dizer uma parte do corpo do colega da direita, deve dizer uma tarefa para que
esse colega execute.
Quando todos tiverem escolhido a tarefa, Coordenador dá um novo comando:
_Cada pessoa deverá praticar a tarefa, exatamente como foi escolhida para o colega da direita.
É uma dinâmica bem engraçada e é muito utilizada como "quebra gelo ".



Dinâmica do Sociograma
Esta dinâmica é, geralmente, desenvolvida a fim de se descobrir os líderes positivos e
negativos de um determinado grupo, pessoas afins, pessoas em que cada um confia. É muito
utilizada por equipes esportivas e outros grupos.
Material: papel, lápis ou caneta.
Desenvolvimento: Distribui-se um pedaço de papel e caneta para cada componente do grupo.
Cada um deve responder as seguintes perguntas com um tempo de no máximo 20-60
segundos, cronometrados pelo Coordenador da dinâmica. Exemplo de Perguntas:
1) Se você fosse para uma ilha deserta e tivesse que estar lá por muito tempo, quem você
levaria dentro desse grupo?
2) Se você fosse montar uma festa e tivesse que escolher uma (ou quantas desejarem)
pessoa desse grupo quem você escoheria?
3) Se você fosse sorteado em um concurso para uma grande viagem e só pudesse levar 3 pessoas
dentro desse grupo, quem você levaria?
4) Se você fosse montar um time e tivesse que eliminar (tantas pessoas) quem você eliminaria deste
grupo?
Obs: As perguntas podem ser elaboradas com o fim específico, mas lembrando que as perguntas não
devem ser diretas para o fim proposto, mas em situações comparativas.
De posse dos resultados, conta-se os pontos de cada participante e interpreta-se os dados para
utilização de estratégias dentro de empresas e equipes esportivas.

Dinâmica do Emboladão
Esta dinâmica propõe uma maior interação entre os participantes e proporciona observar-se a
capacidade de improviso e socialização, dinamismo, paciência e liderança dos integrantes do
grupo.
Faz-se um círculo de mãos dadas com todos os participantes da dinâmica.
O Coordenador deve pedir que cada um grave exatamente a pessoa em que vai dar a mão direita e a
mão esquerda.
Em seguida pede que todos larguem as mãos e caminhem aleatoriamente, passando uns pelos outros
olhando nos olhos (para que se despreocupem com a posição original em que se encontravam). Ao sinal,
o Coordenador pede que todos se abracem no centro do círculo" bem apertadinhos". Então, pede que
todos se mantenham nesta posição como estátuas, e em seguida dêem as mãos para as respectivas
pessoas que estavam de mãos dadas anteriormente (sem sair do lugar).
Então pedem para que todos, juntos, tentem abrir a roda, de maneira que valha como regras: Pular,
passar por baixo, girar e saltar.
O efeito é que todos, juntos, vão tentar fazer o melhor para que esta roda fique totalmente aberta.
Ao final, pode ser que alguém fique de costas, o que não é uma contra-regra. O Coordenador parabeniza
a todos se conseguirem abrir a roda totalmente!
Obs: Pode ser feito também na água.

Dinâmica do Sentar-se no Colo
Esta dinâmica propõe um "quebra gelo" entre os participantes:
O coordenador propõe que o grupo fique de pé, de ombro-á-ombro, em círculo. Em seguida
pede que todos façam 1/4 de giro para um determinado lado ficando em uma fila indiana
(assim: xxxxxxxxxxxx), embora em círculo. Ao sinal o Coordenador pede que todos se
assentem no colo um do outro e depois repitam para o outro lado. É bem divertido, causando
muitos risos !

Dinâmica do "João Bobo"
Esta dinâmica propõe um "quebra gelo" entre os participantes e também pode ser observado
o nível de confiança que os participantes têm um no outro:
Formam-se pequenos grupos de 8-10 pessoas. Todos devem estar bem próximos, de ombro a
ombro, em um círculo. Escolhem uma pessoa para ir ao centro. Esta pessoa deve fechar os
olhos (com uma venda ou simplesmente fechar), deve ficar com o corpo totalmente rígido,
como se tivesse hipnotizada. As mãos ao longo do corpo tocando as coxas lateralmente, pés
pra frente , tronco reto. Todo o corpo fazendo uma linha reta com a cabeça.
Ao sinal, o participante do centro deve soltar seu corpo completamente, de maneira que
confie nos outros participantes. Estes, porém devem com as palmas das mãos empurrar o
"João bobo" de volta para o centro. Como o corpo vai estar reto e tenso sempre perderá o
equilíbrio e penderá para um lado. O movimento é repetido por alguns segundos e todos
devem participar ao centro.
Obs: Pode ser feito também na água.


Dinâmica do Nome
Esta dinâmica propõe um "quebra gelo" entre os participantes. Ela pode ser proposta no
primeiro dia em que um grupo se encontra. É ótima para gravação dos nomes de cada um.
Em círculo, assentados ou de pé, os participantes vão um a um ao centro da roda (ou no próprio lugar)
falam seu nome completo, juntamente com um gesto qualquer . Em seguida todos devem dizer o nome
da pessoa e repetir o gesto feito por ela.
Variação: Essa dinâmica pode ser feita apenas com o primeiro nome e o gesto da pessoa, sendo que
todos devem repetir em somatória, ou seja, o primeiro diz seu nome, com seu gesto e o segundo diz o
nome do anterior e gesto dele e seu nome e seu gesto... e assim por diante. Geralmente feito com
grupos pequenos, para facilitar a memorização. Mas poderá ser estipulado um número máximo
acumulativo, por exemplo após o 8º deve começar um outro ciclo de 1-8 pessoas.

Dinâmica do "Escravos de Jó"
Esta dinâmica vem de uma brincadeira popular do mesmo nome, mas que nessa atividade tem
o objetivo de "quebra gelo" podendo ser observado a atenção e concentração dos
participantes.
Em círculo, cada participante fica com um toquinho (ou qualquer objeto rígido).
Primeiro o Coordenador deve ter certeza de que todos sabem a letra da música que deve ser:
Os escravos de jó jogavam cachangá;
os escravos de jó jogavam cachangá;
Tira, põe, deixa o zé pereira ficar;
Guerreiros com guerreiros fazem zigue, zigue zá (Refrão que repete duas vezes)
1º MODO NORMAL:
Os escravos de jó jogavam cachangá (PASSANDO SEU TOQUINHO PARA O OUTRO DA DIREITA);
os escravos de jó jogavam cachangá (PASSANDO SEU TOQUINHO PARA O OUTRO DA DIREITA);
Tira (LEVANTA O TOQUINHO), põe (PÕE NA SUA FRENTE NA MESA), deixa o zé pereira ficar (APONTA
PARA O TOQUINHO NA FRENTE E BALANÇA O DEDO);
Guerreiros com guerreiros fazem zigue (PASSANDO SEU TOQUINHO PARA O OUTRO DA DIREITA), zigue
(VOLTA SEU TOQUINHO DA DIREITA PARA O COLEGA DA ESQUERDA), zá (VOLTA SEU TOQUINHO PARA
O OUTRO DA DIREITA) (Refrão que repete duas vezes).
2º MODO:
Faz a mesma seqüência acima só para a esquerda
3º MODO:
Faz a mesma seqüência acima sem cantar em voz alta, mas canta-se em memória.
4º MODO:
Faz a mesma seqüência acima em pé executando com um pé.
5º MODO:
Faz a mesma seqüência acima com 2 toquinhos, um para cada lado.

Dinâmica da "Escultura"
Esta dinâmica estimula a expressão corporal e criatividade.
2 x 2 ou 3 x 3, os grupos devem fazer a seguinte tarefa:
Um participante trabalha com escultor enquanto os outro (s) ficam estátua (parados). O
escultor deve usar a criatividade de acordo com o objetivo esperado pelo Coordenador, ou
seja, pode buscar:
-estátua mais engraçada
-estátua mais criativa
-estátua mais assustadora
-estátua mais bonita, etc.
Quando o escultor acabar (estipulado o prazo para que todos finalizem), seu trabalho vai ser julgado
juntamente com os outros grupos. Pode haver premiação ou apenas palmas.

Dinâmica da "Sensibilidade"
Dois círculos com números iguais de participantes, um dentro e outro fora. O grupo de dentro vira para
fora e o de fora vira para dentro. Todos devem dar as mãos, sentí-las, tocá-las bem, estudá-las. Depois,
todos do grupo interno devem fechar os olhos e caminhar dentro do círculo externo. Ao sinal, o
Coordenador pede que façam novo círculo voltado para fora, dentro do respectivo círculo. Ainda com os
olhos fechados, proibido abrí-los, vão tocando de mão em mão para descobrir quem lhe deu a mão
anteriormente. O Grupo de fora é quem deve movimentar-se. Caso ele encontre sua mão correta deve
dizer _Esta ! Se for verdade, a dupla sai e se for mentira, volta a fechar os olhos e tenta novamente.
Obs: Essa dinâmica pode ser feita com outras partes do corpo, ex: Pés, orelha, olhos, joelhos, etc. Tem
o objetivo de melhorar a sensibilidade, concentração e socialização do grupo.


Dinâmica do"Mestre"
Em círculo os participantes devem escolher uma pessoa para ser o adivinhador. Este deve sair do local.
Em seguida os outros devem escolher um mestre para encabeçar os movimentos/ mímicas. Tudo que o
mestre fizer ou disser, todos devem imitar . O adivinhador tem 2 chances para saber quem é o mestre.
Se errar volta e se acertar o mestre vai em seu lugar.
Esta dinâmica busca a criatividade, socialização, desinibição e a coordenação.

Dinâmica do "Rolo de Barbante"
Em círculo os participantes devem se assentar. O Coordenador deve adquirir anteriormente um rolo
grande de barbante. E o primeiro participante deve, segurando a ponta do barbante, jogar o rolo para
alguém (o coordenador estipula antes ex: que gosta mais, que gostaria de conhecer mais, que admira,
que gostaria de lhe dizer algo, que tem determinada qualidade, etc.) que ele queira e justificar o porquê
! A pessoa agarra o rolo, segura o barbante e joga para a próxima. Ao final torna-se uma "teia" grande.
Essa dinâmica pode ser feita com diversos objetivos e pode ser utilizada também em festas e eventos
como o Natal e festas de fim de ano. Ex: cada pessoa que enviar o barbante falar um agradecimento e
desejar feliz festas. Pode ser utilizado também o mesmo formato da Dinâmica do Presente .

Dinâmica do "Substantivo"
Em círculo os participantes devem estar de posse de um pedaço de papel e caneta. Cada um deve
escrever um substantivo ou adjetivo ou qualquer estipulado pelo Coordenador, sem permitir que os
outros vejam. Em seguida deve-se passar o papel para a pessoa da direita para que este represente em
forma de mímicas. Podendo representar uma palavra mais fácil, dividí-la e ajuntar com outra para
explicar a real palavra escrita pelo participante, mas é proibido soltar qualquer tipo de som.

Dinâmica da “Verdade ou Conseqüência? "
Em círculo os participantes devem estar de posse de uma garrafa que deve ficar ao centro. Ao sinal do
Coordenador, alguém gira a garrafa e para quem o bico da garrafa apontar é perguntado: _Verdade ou
Conseqüência? Caso ele escolha verdade, a pessoa onde o fundo da garrafa apontou deve perguntar
algo e ele obrigatoriamente deve responder a verdade. Se ele responder conseqüência deve pagar uma
prenda (executar uma tarefa) estipulada pela pessoa que o fundo da garrafa apontou. A que respondeu
gira a garrafa.

Dinâmica da “Qualidade"
Cada um anota em um pequeno pedaço de papel a qualidade que acha importante em uma pessoa. Em
seguida todos colocam os papéis no chão, virados para baixo, ao centro da roda. Ao sinal, todos devem
pegar um papel e em ordem devem apontar rapidamente a pessoa que tem esta qualidade, justificando.

Dinâmica do " Pegadinha do Animal"
Entrega-se a cada participante um papel com o nome de um animal, sem ver o do outro. Em seguida
todos ficam em círculo de mãos dadas. Quando o animal for chamado pelo coordenador, a pessoa
correspondente ao animal, deve se agachar tentando abaixar os colegas da direita e da esquerda. E os
outros devem tentar impedir que ele se abaixe.
Obs: todos os animais são iguais, e quando o coordenador chama o nome do animal todos vão cair de
"bumbum" no chão, causando uma grande risada geral.
Objetivo: "quebra gelo" descontração geral.

Dinâmica - A História da “Máquina Registrada”
Exercício de Decisão Grupal
Objetivos:
1. Demonstrar como a busca do consenso melhora a decisão.
2. Explorar o impacto que as suposições têm sobre a decisão.
Tamanho do grupo: Subgrupos formados com cinco a sete membros; sendo possível, orientar vários
subgrupos, simultaneamente.
Tempo exigido: quarenta minutos, aproximadamente.
Material utilizado:
- Uma cópia da história da “Máquina Registradora”, para cada membro participante e para cada grupo.
- Lápis ou caneta.
Procedimento:
1. O animador distribui uma cópia da história da “Máquina Registradora” para cada membro participante
que durante sete a dez minutos, deverá ler e assinar as declarações consideradas verdadeiras, falsas ou
desconhecidas.
2. A seguir, serão formados subgrupos de cinco a sete membros, recebendo cada subgrupo uma cópia
da história da “Máquina Registradora”, para um trabalho de consenso de grupo, durante doze a quinze
minutos, registrando novamente as declarações consideradas verdadeiras, falsas ou desconhecidas.
3. O animador, a seguir, anuncia as respostas corretas. (a declaração número 3 é falsa, e a do número 6
é verdadeira, e todas as demais são desconhecidas).
4. Em continuação, haverá um breve comentário acerca da experiência vivida, focalizando-se sobretudo
o impacto que as suposições causam sobre a decisão e os valores do grupo.
Exercício da “Máquina Registradora”
A HISTÓRIA: Um negociante acaba de acender as luzes de uma loja de calçados, quando surge um
homem pedindo dinheiro. O proprietário abre uma máquina registradora. O conteúdo da máquina
registradora é retirado e o homem corre. Um membro da polícia é imediatamente avisado.
Declaração acerca da história: Verdadeiro – Falso - Desconhecido
1. Um homem apareceu assim que o proprietário acendeu as luzes de sua loja de calçados ........... V F ?
2. O ladrão foi um homem......... V F ?
3. O homem não pediu dinheiro.......... V F ?
4. O homem que abriu a máquina registradora era o proprietário.................V F ?
5. O proprietário da loja de calçados retirou o conteúdo da máquina registradora e fugiu ........V F ?
6. Alguém abriu uma máquina registradora......... V F ?
7. Depois que o homem que pediu o dinheiro apanhou o conteúdo da máquina registradora, fugiu....... V
F ?
8. Embora houvesse dinheiro na máquina registradora, a história não diz a quantidade............ V F ?
9. O ladrão pediu dinheiro ao proprietário .................. V F ?
10. A história registra uma série de acontecimentos que envolveu três pessoas: o proprietário, um
homem que pediu dinheiro é um membro da polícia ............ V F ?
11. Os seguintes acontecimentos da história são verdadeiros: alguém pediu dinheiro – uma máquina
registradora foi aberta – seu dinheiro foi retirado ...... V F ?

Dinâmica: Medo de Desafios
Material: caixa, chocolate e aparelho de som (rádio ou CD).
Procedimento:
Encha a caixa com jornal para que não se perceba o que tem dentro. Coloque no fundo o chocolate e
um bilhete: COMA O CHOCOLATE! Pede-se a turma que faça um círculo. O coordenador segura a caixa e
explica o seguinte pra turma: _Estão vendo esta caixa? Dentro dela existe uma ordem a ser cumprida,
vamos brincar de batata quente com ela, e aquele que ficar com a caixa terá que cumprir a tarefa sem
reclamar. Independente do que seja... ninguém vai poder ajudar, o desafio deve ser cumprido apenas
por quem ficar com a caixa (é importante assustar a turma para que eles sintam medo da caixa, dizendo
que pode ser uma tarefa extremamente difícil ou vergonhosa).
Começa a brincadeira, com a música ligada, devem ir passando a caixa de um para o outro. Quando a
música for interrompida (o coordenador deve estar de costas para o grupo para não ver com quem está
a caixa) aquele que ficou com a caixa terá que cumprir a tarefa...é importante que o coordenador faça
comentários do tipo: Você está preparado? Se não tiver coragem... Depois de muito suspense quando
finalmente o jovem abre a caixa encontra a gostosa surpresa. (O jovem não pode repartir o presente
com ninguém).
Objetivos:
O objetivo desta brincadeira é mostrar como somos covardes diante de situações que possam
representar perigo ou vergonha. Devemos aprender que em Deus podemos superar todos os desafios
que são colocados a nossa frente, por mais que pareça tudo tão desesperador, o final pode ser uma feliz
notícia.

Dinâmica: Sorriso Milionário
Material: bolinhas de papel amassado
Procedimento:
Essa dinâmica é usada para descontrair e integrar o grupo de uma forma divertida. Cada bolinha vale
R$1.000,00. O professor distribuirá para cada pessoa do grupo 5 bolinhas de papel, essas deverão estar
dispersas no local onde será realizada a brincadeira. Dado o sinal os alunos deverão sair e procurar um
companheiro, em seguida devem parar em sua frente, olhar fixamente nos olhos desse companheiro que
por sua vez não pode sorrir. Quem sorrir primeiro paga uma bolinha para a pessoa a quem sorriu. Vence
quem terminar a brincadeira com mais "dinheiro", que será o milionário.


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