Dinâmica:
"Patinho Feio"
Objetivo:
Reflexão
Materiais:
Tiras de papel colante, caneta
Procedimento:
Colar tiras de papel colante ou escrever em fitas para serem colocadas na
cabeça de
modo que
apareçam palavras as quais deverão ser seguidas pelos colegas que a lerem.
Exemplo: beijeme,
aperte
minha mão,abrace-me, deixe-me, pisque para mim, etc etc.....sendo que apenas um
elemento,
deverá ficar com a palavra 'deixe-me'. sendo que esse será o único que não será
procurado,
será o
patinho feio (deixe-me). No final, essa pessoa deverá contar como se sentiu,
sendo discriminado
e deixada
de lado.
Dinâmica:
"Salada de Frutas"
Objetivo:
memória e concentração
Procedimento:
O grupo senta em círculo e o facilitador diz uma fruta qualquer e aponta para
um dos
participantes.
O participante escolhido deverá dizer a fruta falada pelo facilitador e uma de
sua escolha.
Aí começa
a brincadeira. A pessoa que estiver ao lado direito da escolhida pelo facilitador
deverá dizer a
fruta do
facilitador, da pessoa e a sua.
Exemplo:
Facilitador - Maçã; Pessoa 1 - Maçã e Banana; Pessoa 2 - Maçã, Banana e
Manga;Pessoa 3 -
Maçã,
Banana, Manga e Uva e assim sucessivamente até que alguém erre a seqÜência.
Para a pessoa
que errar
pode ser solicitado um 'castigo' ou um 'mico'.
Obs: 1º Em
vez de frutas a brincadeira pode ser feita com carros, países, estados, objetos
(praia, casa,
sala,
etc.); 2º Eu faço essa brincadeira com as minhas turmas do grupo de Reciclagem
da Língua
Portuguesa
(in company) e garante ótimos resultados. Como castigo à pessoa que erra, eu
faço alguma
pergunta
sobre o conteúdo já estudado (como revisão), do conteúdo a ser estudado (como
hipótese e
suposição,
para ver o conhecimento da pessoa sobre o assunto) e do conteúdo que está sendo
estudado
(como
reforço). É uma brincadeira simples, mas que garante boas risadas e resultados
maravilhosos
deixando o
ambiente e os participantes super descontraídos.
Dinâmica:
"das partes do corpo"
Objetivo:
estimular a atenção e interação com os colegas
Procedimento:
Numa grande roda a pessoa começa a brincadeira dizendo o nome de uma parte do
corpo.
passando a vez. A pessoa que estiver ao lado determinado irá colocar a mão na
parte do corpo
que a
primeira pessoa falou, e dizer outra parte do corpo passando a vez. A pessoa ao
seu lado, já
determinado
de modo que a vez corra apenas em um sentido, colocará a mão na parte corporal
dita pela
segunda
pessoa e dirá outra parte e assim sucessivamente.
Dinâmica:
"Descobrindo as qualidades"
Objetivo:
Interação
Materiais:
quebra-cabeça, pedaços de papel e caneta
Procedimento:
Dois grupos formam um círculo, com os componentes intercalados ( ex. um do
amarelo,
outro do
azul e assim em diante até terminar o círculo). Cada componente deve escrever
em um pedaço
de papel
uma qualidade própria (usando apenas uma palavra) e entregar para o
participante do lado
direito,
sendo este o componente do grupo oposto, que deverá fazer mímica para que o seu
grupo
descubra a
qualidade do participante ao lado (grupo oposto), quando o grupo acerta a
qualidade logo o
outro
componente do mesmo grupo anterior que estava fazendo a mímica começa a fazer
também a sua
e assim
sucessivamente . Enquanto isso o líder do grupo oposto está dentro do círculo
montando um
quebra
cabeça, quando ele terminar o tempo acaba e ganha o grupo que descobriu mais
qualidades do
grupo
oposto.
Dinâmica:
"do Estetoscópio" (para trilhas ao ar livre)
Objetivo:
Esta dinâmica serve pra se perceber que o meio ambiente é vivo.
Materiais:
estetoscópio
Procedimento:
Ao realizar uma caminhada numa trilha, onde houver em locais úmidos, árvores
com
caule
fino, pegar o estetoscópio e pedir pra que a pessoa ouça seu coração, logo após
escutar no caule e
perceber o
som do movimento de água(xilema) e de nutrientes(floema).
Dinâmica:
"qualidades e defeitos"
Objetivo:
falar das qualidades e defeitos.
Materiais:
pedaço de papel, caneta
Procedimento:
gostaria de sugerir uma dinâmica que fiz com meus alunos para falarmos das
qualidades
e
defeitos. Entrega-se um pedaço de papel para cada participante e pede que
desenhe a mão direita e a
mão
esquerda. Em cada dedo primeiro da mão direita escreve-se uma qualidade e na
esquerda um
defeito. O
coordenador da dinâmica dá cerca de 20 minutos para escreverem. Ao final
discute-se de
acordo com
o que cada um escreveu, finalizando que é mais fácil falar de características
dos outros do
que de nós
mesmos e encerra dizendo que todos possuímos qualidades e defeitos, porém temos
que nos
respeitarmos
e priorizarmos nossas qualidades.
Dinâmica:
"Conheço meu filho"
Objetivo:
para reunião de pais
Materiais:
Papel e caneta
Procedimento:
Pedir que os alunos escreva em um papel pequeno a seguinte frase: 'eu amo a
minha
família'.
Não pode ser assinado. Todos pedaços de papel deverá ter um número que
corresponda o
número que
a coordenadora da reunião manterá em segredo. No dia da reunião todos os papeis
serão
colocados
espalhados em uma mesa e os pais deverão reconhecer a letra do filho e pegar um
papel.
Depois a
coordenadora irá verificar se os pais acertaram e conhece a letra de seus
filhos.
Dinâmica:
"do General"
Objetivo:
descontração... causa muitos risos e simpatia entre os participantes
Procedimento:
Uma dinâmica para entreter... como uma brincadeira...
Há várias
posições nesse jogo, como: lixo, soldado, cabo, sargento, coronel, general etc.
O general
começa falando 'Passei a revistar minha tropa e senti falta do...(ele diz o
nome de uma das
posições)
A pessoa
se levanta (a não ser que seja o cargo mais baixo, nesse caso, o General se
levanta, e ele
continua
sentado) e diz 'O ... nunca falta, senhor(o cargo mais baixo não diz senhor ao
general)
General -
então quem falta?... - Quem falta é o ..., senhor
E assim se
procede... até que alguém não se levante, ou levante na hora errada, ou esqueça
de dizer
'senhor'
ou diga senhor na hora errada
OBS: Se
levanta apenas para um cargo mais elevado, e se diz senhor, também apenas para
um cargo
mais
elevado. Nesse caso, a pessoa que errou vai para o cargo mais baixo, e cada
pessoa sobe um
cargo...Então,
começa com o general dizendo 'Passei a revistar minha tropa(...)'
OBS2 - O
cargo mais baixo nunca diz senhor ou se levanta para o general, mas para todos
os outros
participantes,
sim...O general nunca se levanta ou diz senhor... apenas para o cargo mais
baixo...
OBS3 - se
faltarem cargos, pode-se inventar mais alguns, como cocô, ou balde, ou algo
assim...
Dinâmica:
"da inteligência"
Objetivo:
melhorar a percepção
Procedimento:
Você pega um grupo e divide em 2 a 2, um olhando pro outro. Peça a eles para
que se
observem
por 2 minutos, depois peça para eles se virarem de costas e mudarem três coisas
em si
mesmos e
depois desvirarem e fazerem com que o parceiro descubra o que foi mudado. O
outro
também
repete e assim sucessivamente repita por 3 vezes esta dinâmica.
Dinâmica:
" da folha de revista"
Objetivo:
Material:
folhas de revista, pátio ou sala, todos sentados em círculo
Procedimento:
Dar uma folha de revista a cada participante e pede para que amassem bastante a
folha,
após todos
amassarem pede para que desamassem novamente deixando a folha como era antes.
Ninguém
irá conseguir, então explica-se que a folha representa as nossas palavras que
uma vez ditas
não podem
mais serem consertadas, por isso devemos ter cuidado ao falar para que não venhamos
a
machucar o
próximo, pois uma vez aberta a ferida será difícil cicatrizar.
Dinâmica:
“do balão"
Objetivo:
Reflexão
Material:balões
palitos de dentes uma caixa de bombons ou algum outro prêmio
Procedimento:
entrega-se um balão para cada participante e em seguida um palito de dentes,
pede-se
para todos
se espalharem e diz o seguinte: _ganha esta caixa de bombons quem conseguir
ficar com o
balão sem
estourar.
Sem que o
instrutor mande todos os participantes correm para estourar os balões dos
adversários para
ganhar a
caixa de bombons, mas geralmente não sobra nenhum balão. Depois o instrutor
pergunta: em
que
momento eu mandei vocês estourarem os balões dos colegas ? E fica com a caixa
ou distribui.
Obs: se
gostarem divulguem!
Dinâmica:
" da Pergunta Certa"
Objetivo:
Esta dinâmica irá despertar uma atenção maior a concentração e estratégia.
Material:
papel e fita crepe
Procedimento:
Esta dinâmica para funcionar independe da quantidade de pessoas participantes.
Um
exemplo,
em um grupo o coordenador deverá colar um nome de uma pessoa famosa nas costas
dos
participantes,
sem que eles vejam o que esta escrito, então ganha a dinâmica quem descobrir
primeiro o
nome que
está escrito em suas costas, para ajudá-los eles poderão fazer perguntas entre
si como por
exemplo 'a
pessoa é loira?', mas as respostas só poderão ser sim ou não.
Dinâmica:
“Carta a si próprio"
Objetivo:
Levantamento de expectativas individuais, compromissos consigo próprio,
percepção de si,
auto-conhecimento,
sensibilização, reflexão, auto motivação, absorção teórica.
Material:
Envelope, sulfite, caneta.
Procedimento:
20'
Individualmente,
cada treinando escreve uma carta a si próprio, como se estivesse escrevendo a
seu
(sua)
melhor amigo (a). Dentre os assuntos, abordar: como se sente no momento, o que
espera do
evento
(curso, seminário, etc.), como espera estar pessoal e profissionalmente daqui a
30 dias. Destinar
o envelope
a si próprio (nome e endereço completo para remessa). O Facilitador recolhe os
envelopes
endereçados,
cola-os perante o grupo e, após 45 dias aproximadamente, remete ao treinando
(via
correio ou
malote).
Dinâmica
de Grupo: O presente
Como
desenvolver a dinâmica: Estabelece-se o número de
participantes e seleciona-se o mesmo
número
de qualidades para serem abordadas durante a dinâmica. Poderão ser introduzidas
algumas que
achar
relevante dentro da situação em que vive. A pretensão é que todos escolham uns
aos outros
durante
a mesma, podendo acontecer de algum participante não ser escolhido.
O
Presente: O organizador pode escolher como
presente alguma guloseima como uma caixa de
bombom
com o mesmo número de participantes, ou outro que possa ser distribuído
uniformemente no
final da
dinâmica. Este presente deve ser leve e de fácil manejo pois irá passar de mão
em mão. Tente
embrulhá-lo
bem atrativo com um papel bonito e brilhante para aumentar o interesse dos
participantes
em
ganhá-lo.
Disposição
e local: os participantes devem estar em roda
ou descontraidamente próximos.
Início:
O organizador com o presente nas mãos
diz (exemplo): Caros amigos, eu gostaria de aproveitar
este
momento para satisfazer um desejo que há muito venho querendo fazer. Eu queria
presentear uma
pessoa
muito especial que durante o ano foi uma grande amiga e companheira e quem eu
amo muito.
Abraça a
pessoa e entrega o presente. Em seguida pede um pouquinho de silência e lê o
parágrafo 1:
1.
PARABÉNS!
*Você
tem muita sorte. Foi premiado com este presente. Somente o amor e não o ódio é
capaz de curar
o mundo.
Observe os amigos em torno e passe o presente que recebeu para quem você acha
mais
ALEGRE.
Ao
repassar o presente, a pessoa que recebe deve ouvir o parágrafo 2 e assim por
diante:
2.
ALEGRIA! ALEGRIA!
Hoje é
festa, pessoas como você transmitem otimismo e alto astral. Parabéns, com sua
alegria passe o
presente a
quem acha mais INTELIGENTE.
3. A
inteligência nos foi dada por Deus. Parabéns por ter encontrado espaço para
demonstrar este
talento,
pois muitas pessoas são inteligentes e a sociedade, com seus bloqueios de
desigualdade,
impede que
eles desenvolvam sua própria inteligência. Mas o presente ainda não é seu.
Passe-o a quem
lhe
transmite PAZ.
4. O mundo
inteiro clama por paz e você gratuitamente transmite esta tão grande riqueza.
Parabéns!
Você está
fazendo falta às grandes potências do mundo, responsáveis por tantos conflitos
entre a
humanidade.
Com muita Paz, passe o presente a quem você considera AMIGO.
5. Diz uma
música de Milton Nascimento, que "amigo é coisa para se guardar do lado
esquerdo do peito,
dentro do
coração". Parabéns por ser amigo, mas o presente. . . ainda não é seu.
Passe-o a quem você
considera
DINÂMICO.
6.
Dinamismo é fortaleza, coragem, compromisso e irradia energia. Seja sempre
agente multiplicador de
boas
idéias e boas ações em seu meio. Parabéns! Mas passe o presente a quem acha
mais SOLIDÁRIO.
7.
Parabéns! Você prova ser continuador e seguidor dos ensinamentos de CRISTO.
Solidariedade é de
grande
valor. Olhe para os amigos e passe o presente a quem você considera ELEGANTE
(bonito, etc...).
8.
Parabéns! Elegância (beleza, etc...) completa a criação humana e sua presença
torna-se marcante,
mas o
presente ainda não será seu, passe-o a quem você acha mais SEXY.
9.
Parabéns! A sensualidade torna a presença ainda mais marcante e atraente. Mas o
presente não será
seu.
Passe-o a quem você acha mais OTIMISTA.
10.
Otimista é aquele que sabe superar todos os obstáculos com alegria, esperando o
melhor da vida e
transmite
aos outros a certeza de dias melhores. Parabéns por você ser uma pessoa
otimista! É bom
conviver
com você, mas o presente ainda não será seu. Passe-o a quem você acha
COMPETENTE.
11.
Competentes são pessoas capazes de fazer bem todas as atividades a elas
confiadas e em todos os
empreendimentos
são bem sucedidas, porque foram bem preparadas para a vida. Essas são pessoas
competentes
como você. Mas o presente ainda não é seu. Passe-o a quem você considera
CARIDOSO.
12. A
caridade é como diz São Paulo aos Coríntios: "ainda que eu falasse a
língua dos anjos, se não tiver
caridade
sou como o bronze, que soa mesmo que conhecesse todos os mistérios, toda a
ciência, mesmo
que
tomasse a fé para transportar montanhas, se não tiver caridade de nada valeria.
A caridade é
paciente,
não busca seus próprios interesses e está sempre pronta a ajudar, a socorrer.
Tudo desculpa,
tudo crê,
tudo suporta, tudo perdoa". Você que é assim tão perfeito na caridade,
merece o presente.
Mas mesmo
assim, passe o presente a quem você acha PRESTATIVO.
13.
Prestativo é aquele que serve a todos com boa vontade e está sempre pronto a
qualquer sacrifício
para
servir. São pessoas agradáveis e todos se sentem bem em conviver. Você bem
merece o presente.
Mas ele
ainda não é seu. Passe-o a quem você acha que é um ARTISTA.
14. Você
que tem o dom da Arte e sabe transformar tudo, dando beleza, luz, vida,
harmonia a tudo que
toca. Sabe
suavizar e dar alegria a tudo que faz. Admiramos você que é realmente um
artista, mas o
presente
ainda não é seu. Passe-o a quem você acha que tem FÉ.
15. Fé é o
dom que vem de Deus. Feliz de você que tem fé, pois com ela você suporta tudo,
espera e
confia
porque sabe que Deus virá em socorro nas horas difíceis e poderá ser feliz. Diz
o salmo 26 " O
Senhor é a
minha luz e minha salvação, de quem terei medo?" Se você acredita e espera
tanto de Deus,
sabe
também esperar e ter fé nos homens e na vida e assim será feliz. Mas o presente
não é seu, pois
você não
precisa dele. Passe-o a quem você acha que tem o espírito de LIDERANÇA.
16.
Líderes são pessoas que sabem guiar, orientar e dirigir pessoas ou grupos, com
capacidade,
dinamismo
e segurança. Junto de você que é líder sentimos seguros e confiamos em tudo o
que você diz
e resolve
fazer. Confiamos muito em você, que é líder, mas o presente ainda não é seu.
Passe-o a quem
você acha
mais JUSTO.
17.
Justiça! Foi o que Cristo mais pediu para o seu povo e por isso foi
crucificado. Mas não desanime.
Ser justo
é colaborar com a transformação de nossa sociedade. Mas já que você é muito
justo, não vai
querer o
presente só para você. Abra e distribua com todos, desejando-lhes FELICIDADES !
E assim o
presente é distribuído entre todos !
Dinâmica
do "O que você parece pra mim..."
Esta
dinâmica pode ser empregada de duas maneiras, como interação do grupo com
objetivos
de
apontar falhas, exautar qualidades, melhorando a socilização de um determinado
grupo.
Material:
papel cartão, canetas hidrocor e fita
crepe.
Desenvolvimento:
Cola-se um cartão nas costas de cada
participante com uma fita crepe. Cada
participante
deve ficar com uma caneta hidrocor. Ao sinal, os participantes devem escrever
no cartão de
cada
integrante o que for determinado pelo coordenador da dinâmica (em forma de uma
palavra
apenas),
exemplos:
1)
Qualidade que você destaca nesta pessoa;
2)
Defeito ou sentimento que deve ser trabalhado pela pessoa;
3)
Nota que cada um daria para determinada característica ou objetivo necessário a
atingir
nesta
dinâmica.
Dinâmica
do Desafio
Material:
Caixa de bombom enrolada para presente
Procedimento:
colocar uma música animada para tocar e vai passando no círculo uma caixa(no
tamanho
de uma
caixa de sapato, explica-se para os participas antes que é apenas uma
brincadeira e que dentro
da caixa
tem uma ordem a ser feita por quem ficar com ela quando a música parar. A
pessoa que vai
dar o
comando deve estar de costas para não ver quem está a caixa ao parar a música,
daí o
coordenador
faz um pequeno suspense, com perguntas do tipo: ta preparado? você vai ter que
pagar o
mico viu,
seja lá qual for a ordem você vai ter que obedecer, quer abrir? ou vamos
continuar? Inicia a
música
novamente e passa novamente a caixa se aquele topar em não abrir, podendo-se
fazer isso por
algumas
vezes e pela última vez avisa que agora é para valer quem pegar agora vai ter
que abrir, Ok?
Esta é a
última vez, e quando o felizardo o fizer terá a feliz surpresa e encontrará um
chocolate sonho
de valsa
com a ordem 'coma o chocolate'.
Objetivos:essa
dinâmica serve para nós percebermos o quanto temos medo de desafios, pois
observamos
como as pessoas têm pressa de passar a caixa para o outro, mas que devemos ter
coragem
e
enfrentar os desafios da vida, pois por mais difícil que seja o desafio, no
final podemos ter uma feliz
surpresa/vitória.
Dinâmica
"Tiro pela Culatra"
Essa
dinâmica, é desenvolvida exatamente como a número 3 acima. A única diferença é
que
ao
invés de se dizer uma parte do corpo do colega da direita, deve dizer uma
tarefa para que
esse
colega execute.
Quando
todos tiverem escolhido a tarefa, Coordenador dá um novo comando:
_Cada
pessoa deverá praticar a tarefa, exatamente como foi escolhida para o colega da
direita.
É uma
dinâmica bem engraçada e é muito utilizada como "quebra gelo ".
Dinâmica
do Sociograma
Esta
dinâmica é, geralmente, desenvolvida a fim de se descobrir os líderes positivos
e
negativos
de um determinado grupo, pessoas afins, pessoas em que cada um confia. É muito
utilizada
por equipes esportivas e outros grupos.
Material:
papel, lápis ou caneta.
Desenvolvimento:
Distribui-se um pedaço de papel e
caneta para cada componente do grupo.
Cada
um deve responder as seguintes perguntas com um tempo de no máximo 20-60
segundos,
cronometrados pelo Coordenador da dinâmica. Exemplo de Perguntas:
1)
Se você fosse para uma ilha deserta e tivesse que estar lá por muito tempo,
quem você
levaria
dentro desse grupo?
2)
Se você fosse montar uma festa e tivesse que escolher uma (ou quantas desejarem)
pessoa
desse grupo quem você escoheria?
3) Se você
fosse sorteado em um concurso para uma grande viagem e só pudesse levar 3
pessoas
dentro
desse grupo, quem você levaria?
4) Se você
fosse montar um time e tivesse que eliminar (tantas pessoas) quem você
eliminaria deste
grupo?
Obs: As
perguntas podem ser elaboradas com o fim específico, mas lembrando que as
perguntas não
devem ser
diretas para o fim proposto, mas em situações comparativas.
De posse
dos resultados, conta-se os pontos de cada participante e interpreta-se os
dados para
utilização
de estratégias dentro de empresas e equipes esportivas.
Dinâmica
do Emboladão
Esta
dinâmica propõe uma maior interação entre os participantes e proporciona
observar-se a
capacidade
de improviso e socialização, dinamismo, paciência e liderança dos integrantes
do
grupo.
Faz-se um
círculo de mãos dadas com todos os participantes da dinâmica.
O
Coordenador deve pedir que cada um grave exatamente a pessoa em que vai dar a
mão direita e a
mão
esquerda.
Em seguida
pede que todos larguem as mãos e caminhem aleatoriamente, passando uns pelos
outros
olhando
nos olhos (para que se despreocupem com a posição original em que se
encontravam). Ao sinal,
o
Coordenador pede que todos se abracem no centro do círculo" bem apertadinhos".
Então, pede que
todos se
mantenham nesta posição como estátuas, e em seguida dêem as mãos para as
respectivas
pessoas
que estavam de mãos dadas anteriormente (sem sair do lugar).
Então
pedem para que todos, juntos, tentem abrir a roda, de maneira que valha como
regras: Pular,
passar por
baixo, girar e saltar.
O efeito é
que todos, juntos, vão tentar fazer o melhor para que esta roda fique
totalmente aberta.
Ao final,
pode ser que alguém fique de costas, o que não é uma contra-regra. O
Coordenador parabeniza
a todos se
conseguirem abrir a roda totalmente!
Obs: Pode
ser feito também na água.
Dinâmica
do Sentar-se no Colo
Esta
dinâmica propõe um "quebra gelo" entre os participantes:
O
coordenador propõe que o grupo fique de pé, de ombro-á-ombro, em círculo. Em
seguida
pede
que todos façam 1/4 de giro para um determinado lado ficando em uma fila
indiana
(assim:
xxxxxxxxxxxx), embora em círculo. Ao sinal o Coordenador pede que todos se
assentem
no colo um do outro e depois repitam para o outro lado. É bem divertido,
causando
muitos
risos !
Dinâmica
do "João Bobo"
Esta
dinâmica propõe um "quebra gelo" entre os participantes e também pode
ser observado
o
nível de confiança que os participantes têm um no outro:
Formam-se
pequenos grupos de 8-10 pessoas. Todos devem estar bem próximos, de ombro a
ombro,
em um círculo. Escolhem uma pessoa para ir ao centro. Esta pessoa deve fechar
os
olhos
(com uma venda ou simplesmente fechar), deve ficar com o corpo totalmente
rígido,
como
se tivesse hipnotizada. As mãos ao longo do corpo tocando as coxas
lateralmente, pés
pra
frente , tronco reto. Todo o corpo fazendo uma linha reta com a cabeça.
Ao
sinal, o participante do centro deve soltar seu corpo completamente, de maneira
que
confie
nos outros participantes. Estes, porém devem com as palmas das mãos empurrar o
"João
bobo" de volta para o centro. Como o corpo vai estar reto e tenso sempre
perderá o
equilíbrio
e penderá para um lado. O movimento é repetido por alguns segundos e todos
devem
participar ao centro.
Obs: Pode ser
feito também na água.
Dinâmica
do Nome
Esta
dinâmica propõe um "quebra gelo" entre os participantes. Ela pode ser
proposta no
primeiro
dia em que um grupo se encontra. É ótima para gravação dos nomes de cada um.
Em
círculo, assentados ou de pé, os participantes vão um a um ao centro da roda
(ou no próprio lugar)
falam seu
nome completo, juntamente com um gesto qualquer . Em seguida todos devem dizer
o nome
da pessoa
e repetir o gesto feito por ela.
Variação:
Essa dinâmica pode ser feita apenas com
o primeiro nome e o gesto da pessoa, sendo que
todos
devem repetir em somatória, ou seja, o primeiro diz seu nome, com seu gesto e o
segundo diz o
nome do
anterior e gesto dele e seu nome e seu gesto... e assim por diante. Geralmente
feito com
grupos
pequenos, para facilitar a memorização. Mas poderá ser estipulado um número
máximo
acumulativo,
por exemplo após o 8º deve começar um outro ciclo de 1-8 pessoas.
Dinâmica
do "Escravos de Jó"
Esta
dinâmica vem de uma brincadeira popular do mesmo nome, mas que nessa atividade
tem
o
objetivo de "quebra gelo" podendo ser observado a atenção e
concentração dos
participantes.
Em
círculo, cada participante fica com um toquinho (ou qualquer objeto rígido).
Primeiro o
Coordenador deve ter certeza de que todos sabem a letra da música que deve ser:
Os
escravos de jó jogavam cachangá;
os
escravos de jó jogavam cachangá;
Tira, põe,
deixa o zé pereira ficar;
Guerreiros
com guerreiros fazem zigue, zigue zá (Refrão que repete duas vezes)
1º
MODO NORMAL:
Os
escravos de jó jogavam cachangá (PASSANDO SEU TOQUINHO PARA O OUTRO DA
DIREITA);
os
escravos de jó jogavam cachangá (PASSANDO SEU TOQUINHO PARA O OUTRO DA
DIREITA);
Tira
(LEVANTA O TOQUINHO), põe (PÕE NA SUA FRENTE NA MESA), deixa o zé pereira ficar
(APONTA
PARA O
TOQUINHO NA FRENTE E BALANÇA O DEDO);
Guerreiros
com guerreiros fazem zigue (PASSANDO SEU TOQUINHO PARA O OUTRO DA DIREITA),
zigue
(VOLTA SEU
TOQUINHO DA DIREITA PARA O COLEGA DA ESQUERDA), zá (VOLTA SEU TOQUINHO PARA
O OUTRO DA
DIREITA) (Refrão que repete duas vezes).
2º
MODO:
Faz a
mesma seqüência acima só para a esquerda
3º
MODO:
Faz a
mesma seqüência acima sem cantar em voz alta, mas canta-se em memória.
4º
MODO:
Faz a
mesma seqüência acima em pé executando com um pé.
5º
MODO:
Faz a
mesma seqüência acima com 2 toquinhos, um para cada lado.
Dinâmica
da "Escultura"
Esta
dinâmica estimula a expressão corporal e criatividade.
2
x 2 ou 3 x 3, os grupos devem fazer a seguinte tarefa:
Um
participante trabalha com escultor enquanto os outro (s) ficam estátua
(parados). O
escultor
deve usar a criatividade de acordo com o objetivo esperado pelo Coordenador, ou
seja,
pode buscar:
-estátua
mais engraçada
-estátua
mais criativa
-estátua
mais assustadora
-estátua
mais bonita, etc.
Quando o
escultor acabar (estipulado o prazo para que todos finalizem), seu trabalho vai
ser julgado
juntamente
com os outros grupos. Pode haver premiação ou apenas palmas.
Dinâmica
da "Sensibilidade"
Dois
círculos com números iguais de participantes, um dentro e outro fora. O grupo
de dentro vira para
fora e o
de fora vira para dentro. Todos devem dar as mãos, sentí-las, tocá-las bem,
estudá-las. Depois,
todos do
grupo interno devem fechar os olhos e caminhar dentro do círculo externo. Ao
sinal, o
Coordenador
pede que façam novo círculo voltado para fora, dentro do respectivo círculo.
Ainda com os
olhos
fechados, proibido abrí-los, vão tocando de mão em mão para descobrir quem lhe
deu a mão
anteriormente.
O Grupo de fora é quem deve movimentar-se. Caso ele encontre sua mão correta
deve
dizer
_Esta ! Se for verdade, a dupla sai e se for mentira, volta a fechar os olhos e
tenta novamente.
Obs: Essa
dinâmica pode ser feita com outras partes do corpo, ex: Pés, orelha, olhos,
joelhos, etc. Tem
o objetivo
de melhorar a sensibilidade, concentração e socialização do grupo.
Dinâmica
do"Mestre"
Em círculo
os participantes devem escolher uma pessoa para ser o adivinhador. Este deve
sair do local.
Em seguida
os outros devem escolher um mestre para encabeçar os movimentos/ mímicas. Tudo
que o
mestre
fizer ou disser, todos devem imitar . O adivinhador tem 2 chances para saber
quem é o mestre.
Se errar
volta e se acertar o mestre vai em seu lugar.
Esta
dinâmica busca a criatividade, socialização, desinibição e a coordenação.
Dinâmica
do "Rolo de Barbante"
Em círculo
os participantes devem se assentar. O Coordenador deve adquirir anteriormente
um rolo
grande de
barbante. E o primeiro participante deve, segurando a ponta do barbante, jogar
o rolo para
alguém (o
coordenador estipula antes ex: que gosta mais, que gostaria de conhecer mais,
que admira,
que
gostaria de lhe dizer algo, que tem determinada qualidade, etc.) que ele queira
e justificar o porquê
! A pessoa
agarra o rolo, segura o barbante e joga para a próxima. Ao final torna-se uma
"teia" grande.
Essa
dinâmica pode ser feita com diversos objetivos e pode ser utilizada também em
festas e eventos
como o
Natal e festas de fim de ano. Ex: cada pessoa que enviar o barbante falar um
agradecimento e
desejar
feliz festas. Pode ser utilizado também o mesmo formato da Dinâmica do Presente .
Dinâmica
do "Substantivo"
Em círculo
os participantes devem estar de posse de um pedaço de papel e caneta. Cada um
deve
escrever
um substantivo ou adjetivo ou qualquer estipulado pelo Coordenador, sem
permitir que os
outros
vejam. Em seguida deve-se passar o papel para a pessoa da direita para que este
represente em
forma de
mímicas. Podendo representar uma palavra mais fácil, dividí-la e ajuntar com
outra para
explicar a
real palavra escrita pelo participante, mas é proibido soltar qualquer tipo de
som.
Dinâmica
da “Verdade ou Conseqüência? "
Em círculo
os participantes devem estar de posse de uma garrafa que deve ficar ao centro.
Ao sinal do
Coordenador,
alguém gira a garrafa e para quem o bico da garrafa apontar é perguntado:
_Verdade ou
Conseqüência?
Caso ele escolha verdade, a pessoa onde o fundo da garrafa apontou deve
perguntar
algo e ele
obrigatoriamente deve responder a verdade. Se ele responder conseqüência deve
pagar uma
prenda
(executar uma tarefa) estipulada pela pessoa que o fundo da garrafa apontou. A
que respondeu
gira a
garrafa.
Dinâmica
da “Qualidade"
Cada um
anota em um pequeno pedaço de papel a qualidade que acha importante em uma
pessoa. Em
seguida
todos colocam os papéis no chão, virados para baixo, ao centro da roda. Ao sinal,
todos devem
pegar um
papel e em ordem devem apontar rapidamente a pessoa que tem esta qualidade,
justificando.
Dinâmica
do " Pegadinha do Animal"
Entrega-se
a cada participante um papel com o nome de um animal, sem ver o do outro. Em
seguida
todos ficam
em círculo de mãos dadas. Quando o animal for chamado pelo coordenador, a
pessoa
correspondente
ao animal, deve se agachar tentando abaixar os colegas da direita e da
esquerda. E os
outros
devem tentar impedir que ele se abaixe.
Obs: todos
os animais são iguais, e quando o coordenador chama o nome do animal todos vão
cair de
"bumbum"
no chão, causando uma grande risada geral.
Objetivo:
"quebra gelo" descontração geral.
Dinâmica
- A História da “Máquina Registrada”
Exercício
de Decisão Grupal
Objetivos:
1.
Demonstrar como a busca do consenso melhora a decisão.
2.
Explorar o impacto que as suposições têm sobre a decisão.
Tamanho do
grupo: Subgrupos formados com cinco a sete membros; sendo possível, orientar
vários
subgrupos,
simultaneamente.
Tempo
exigido: quarenta minutos, aproximadamente.
Material
utilizado:
- Uma
cópia da história da “Máquina Registradora”, para cada membro participante e
para cada grupo.
- Lápis ou
caneta.
Procedimento:
1. O
animador distribui uma cópia da história da “Máquina Registradora” para cada
membro participante
que
durante sete a dez minutos, deverá ler e assinar as declarações consideradas
verdadeiras, falsas ou
desconhecidas.
2. A
seguir, serão formados subgrupos de cinco a sete membros, recebendo cada
subgrupo uma cópia
da
história da “Máquina Registradora”, para um trabalho de consenso de grupo,
durante doze a quinze
minutos,
registrando novamente as declarações consideradas verdadeiras, falsas ou
desconhecidas.
3. O
animador, a seguir, anuncia as respostas corretas. (a declaração número 3 é
falsa, e a do número 6
é
verdadeira, e todas as demais são desconhecidas).
4. Em
continuação, haverá um breve comentário acerca da experiência vivida,
focalizando-se sobretudo
o impacto
que as suposições causam sobre a decisão e os valores do grupo.
Exercício
da “Máquina Registradora”
A
HISTÓRIA: Um negociante acaba de acender as luzes
de uma loja de calçados, quando surge um
homem
pedindo dinheiro. O proprietário abre uma máquina registradora. O conteúdo da
máquina
registradora
é retirado e o homem corre. Um membro da polícia é imediatamente avisado.
Declaração
acerca da história: Verdadeiro – Falso - Desconhecido
1. Um
homem apareceu assim que o proprietário acendeu as luzes de sua loja de
calçados ........... V F ?
2. O
ladrão foi um homem......... V F ?
3. O homem
não pediu dinheiro.......... V F ?
4. O homem
que abriu a máquina registradora era o proprietário.................V F ?
5. O
proprietário da loja de calçados retirou o conteúdo da máquina registradora e
fugiu ........V F ?
6. Alguém
abriu uma máquina registradora......... V F ?
7. Depois
que o homem que pediu o dinheiro apanhou o conteúdo da máquina registradora,
fugiu....... V
F ?
8. Embora
houvesse dinheiro na máquina registradora, a história não diz a
quantidade............ V F ?
9. O
ladrão pediu dinheiro ao proprietário .................. V F ?
10. A
história registra uma série de acontecimentos que envolveu três pessoas: o
proprietário, um
homem que
pediu dinheiro é um membro da polícia ............ V F ?
11. Os
seguintes acontecimentos da história são verdadeiros: alguém pediu dinheiro –
uma máquina
registradora
foi aberta – seu dinheiro foi retirado ...... V F ?
Dinâmica:
Medo de Desafios
Material:
caixa, chocolate e aparelho de som (rádio ou CD).
Procedimento:
Encha a caixa
com jornal para que não se perceba o que tem dentro. Coloque no fundo o
chocolate e
um
bilhete: COMA O CHOCOLATE! Pede-se a turma que faça um círculo. O coordenador
segura a caixa e
explica o
seguinte pra turma: _Estão vendo esta caixa? Dentro dela existe uma ordem a ser
cumprida,
vamos
brincar de batata quente com ela, e aquele que ficar com a caixa terá que
cumprir a tarefa sem
reclamar.
Independente do que seja... ninguém vai poder ajudar, o desafio deve ser
cumprido apenas
por quem
ficar com a caixa (é importante assustar a turma para que eles sintam medo da
caixa, dizendo
que pode
ser uma tarefa extremamente difícil ou vergonhosa).
Começa a
brincadeira, com a música ligada, devem ir passando a caixa de um para o outro.
Quando a
música for
interrompida (o coordenador deve estar de costas para o grupo para não ver com
quem está
a caixa)
aquele que ficou com a caixa terá que cumprir a tarefa...é importante que o
coordenador faça
comentários
do tipo: Você está preparado? Se não tiver coragem... Depois de muito suspense
quando
finalmente
o jovem abre a caixa encontra a gostosa surpresa. (O jovem não pode repartir o
presente
com
ninguém).
Objetivos:
O objetivo
desta brincadeira é mostrar como somos covardes diante de situações que possam
representar
perigo ou vergonha. Devemos aprender que em Deus podemos superar todos os
desafios
que são
colocados a nossa frente, por mais que pareça tudo tão desesperador, o final
pode ser uma feliz
notícia.
Dinâmica:
Sorriso Milionário
Material:
bolinhas de papel amassado
Procedimento:
Essa
dinâmica é usada para descontrair e integrar o grupo de uma forma divertida.
Cada bolinha vale
R$1.000,00.
O professor distribuirá para cada pessoa do grupo 5 bolinhas de papel, essas
deverão estar
dispersas
no local onde será realizada a brincadeira. Dado o sinal os alunos deverão sair
e procurar um
companheiro,
em seguida devem parar em sua frente, olhar fixamente nos olhos desse
companheiro que
por sua
vez não pode sorrir. Quem sorrir primeiro paga uma bolinha para a pessoa a quem
sorriu. Vence
quem
terminar a brincadeira com mais "dinheiro", que será o milionário.
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