Aqui estão Alguns
jogos que encontrei na internet que podem te inspirar...
Handebol de baliza
Dois grupos na área
de jogo, localizando os bancos sobre as metas (gols), colocar, sobre cada
banco, um cone ou uma lata. O jogo tem início com a troca de passes e
arremessos com as mãos entre os grupos, sendo o ponto marcado, a cada cone
derrubado com o arremesso. Vence a equipe que conseguir derrubar todos os
cones. O ponto só será validado com a queda total do cone. A defesa
obedecerá a marcação da área de handebol.
Handfut
Dois grupos na área
de jogo, definindo um participante para o gol. Os alunos trocam passes com
as mãos entre sua equipe, mas só podendo realizar o gol com os pés ou com a
cabeça, concluindo o lançamento.
Cesta numerada
Os participantes
deverão ser divididos em duas equipes. Cada equipe deverá estar disposta em
fila um do lado do outro no final da quadra de basquete. O professor fala um
número (não repetido na mesma equipe). Um aluno ficará no meio da quadra
com duas bolas de basquete, quando este falar o número de um participante, ele
deverá correr até o meio da quadra, pegar uma bola e correr em direção a cesta
de basquete afim de fazê-la. Quando um dos participantes de uma das equipes
fizer a cesta, os dois deverão recolocar a bola no centro da quadra e o monitor
deverá falar outro número. Vence a equipe que fizer mais números de cestas.
Jogo dos sete
passes
Após a divisão dos
participantes em dois grupos, solicitar que os mesmos se espalhem pela área de
jogo. O jogo terá início com a bola ao alto. A equipe de posse de bola
deverá tentar efetuar sete passes, sem que haja interrupção da equipe
adversária. A cada sete passes efetuados com êxito, a equipe marcará um ponto,
reiniciando assim a contagem. A contagem dos passes deverá ser efetuada em
voz alta e clara. A cada bola interceptada pela equipe adversária a
contagem reinicia do zero.
Manter a área livre
Organização:
Solicitar ao grupo que se posicionem, cada um em uma área de jogo, separados
pela rede. Cada participante de posse de um balão deverá enchê-lo.
esenvolvimento: Com o início da música, todos os participantes deverão passar o
balão para o campo adversário, devolvendo os que passarem para o seu campo. A
cada interrupção da música o monitor efetuará a contagem. No momento da
interrupção o grupo que tiver menos balões em seu campo marca ponto. O
monitor deverá ir construindo as regras junto com os alunos, no momento em que
forem ocorrendo as infrações.
Bamboball
Os participantes
deverão ser divididos em duas equipes dispostas em fila. Cada aluno estará
posicionado dentro de um bambolê. O primeiro aluno de cada equipe,
fará um passe de peito (basquete) ao segundo e assim sucessivamente até o
último, que deverá pegar a bola e sa ir batendo-a, até se posicionar no bambolê
do primeiro aluno, os alunos de vem sempre alterar suas posições. Vence a
equipe que terminar primeiro.
Mina
Os grupos ocuparão
a área de jogo, sendo cada lado dividido em quatro partes, numerando-as da
seguinte forma: zona de ataque números três e quatro, e zona de defesa, números
um e dois. O jogo seguirá a dinâmica do voleibol, sendo a pontuação
realizada a partir da queda da bola nas zonas numeradas. Exemplo: a bola
tocando o solo na zona de ataque três vale três pontos. O grupo deverá
definir um número de pontos para a partida ser vencida, possibilitando as
equipes a opção de ataques em determinadas zonas e dificultando o fechamento da
partida pela necessidade de se atingir um número exato a partir dos pontos.
O grupo poderá,
junto com o monitor, acrescentar regras como: a equipe que ultrapassar o número
preestabelecido perderá dez pontos.
A equipe poderá ir
somando os pontos de acordo com o recebimento da bola. Exemplo: o participante
recebe a bola na zona de número quatro, passa a bola para o participante da
zona de número três, nisso todos deverão gritar a soma desses números, no caso,
sete. E assim sucessivamente. Ganha o ponto que conseguir fazer mais “pontos”.
Basquetevôlei
O jogo terá início
com a bola ao alto. A equipe de posse de bola, trocará passes, usando somente
os fundamentos do voleibol (toque, manchete, levantamentos, saques, cortadas),
tentando como objetivo fazer cestas.
Vôlei guiado
Os grupos formarão
quartetos, sendo que dois participantes terão os olhos vendados. Cada quarteto
com um pedaço de tecido. Os participantes de olhos vendados deverão estar em
pontas opostas do tecido. O jogo seguirá a dinâmica do voleibol, sendo a
bola lançada com o tecido. A bola poderá dar um toque no
chão. Juntos, Professores e alunos poderão incluir critérios
para a dinâmica em dupla com os olhos vendados de um participante, para outras
modalidades.
Voleibol com rede
móvel
Solicitar dois
participantes, para, de posse do elástico, dinamizarem a rede móvel, os grupos
deverão sempre ocupar lados opostos do elástico, independente do espaço de
campo de jogo. Usar a dinâmica do jogo de voleibol, com os participantes
trocando passes para o envio da bola para o campo adversário. A rede irá
mover-se nas diversas direções da área de jogo, variando de tamanho e
possibilitando grandes e minúsculas áreas de jogo para as equipes. Os
participantes deverão ocupar sempre a extensão da área de jogo e o
prolongamento do campo. O monitor deverá possibilitar a inclusão e
retirada de regras por parte dos participantes.
Voleibol de
apoio
Dois grupos em cada
área de jogo, sendo um dentro e o outro ocupando as laterais e fundo da
área. Após o saque, a equipe que recepciona, tenta devolver a bola para o
campo adversário. O grupo que se encontra fora da área de jogo (laterais e
fundo da quadra) participa do jogo, devolvendo as bolas que forem para fora,
para o seu campo, oportunizando, ao grupo, nova tentativa de passar a bola para
o campo adversário. Caso a equipe que saca marque ponto, os participantes de
fora da equipe se sofreu o ponto invertem os papéis com o grupo de dentro, ou
seja, quem estava jogando dentro da quadra passará a jogar fora da quadra e
vice-versa.
Voleibol - Passou,
dançou
Dispor os dois
grupos, cada um em uma área de jogo da quadra de voleibol.Música no ar começa o
jogo com um saque. A equipe que recebe tenta passar a bola. A cada passagem de
bola, toda a equipe executa movimentos de dança no ritmo da música, perdendo a
posse da bola ou recebendo ponto, a equipe em que qualquer participante não
dançar. O monitor poderá sugerir variações aos alunos.
Sugestão: Dançar em
dupla, sair e entrar na área de jogo, deitar, de costas para rede, etc.
A turma é dividida
em dois grupos. Inicia-se a partida como no basquetebol, com uma disputa de
bola ao alto entre dois oponentes. O objetivo do jogo é executar dez passes
consecutivos sem que algum oponente intercepte a bola. Cada vez que uma equipe
executar os dez passes, ela marcará um ponto. Pode haver algumas regras, como:
não se pode correr com a bola, pode-se dar no máximo três passos com a bola, o
jogador que está com a bola não pode ser tocado. Vence a equipe que somar mais
pontos.
Dispõem-se os
alunos em círculos. Eles devem ficar de pernas abertas de maneira que os pés
toquem nos pés dos companheiros ao seu lado. Em seguida, devem se agachar para
tentar cobrir com as mãos a abertura formada pelas pernas. É jogada uma bola no
círculo e todos os alunos devem tentar passar a bola por entre as pernas dos
companheiros. Os jogadores não podem segurar a bola, mas apenas empurrá-la.
Quem deixar passar a bola por entre as pernas, terá que virar e jogar de costas
para o círculo. Vence aquele que ficar por último.
Divide-se a turma
em dois grandes grupos, dispostos na quadra de voleibol. Inicia-se jogando a
bola para cima. Para passar a bola para o outro lado, deve-se deixar quicar a
bola uma vez no chão e, em seguida, jogá-la para o outro lado. Pode-se variar o
número de vezes que a bola pode quicar e o número de toques antes de enviar a
bola para o outro lado.
Divide-se a turma
em quatro grupos: Grupo 1: é a rede humana (um aluno ao lado do outro sobre a
linha central da quadra) Grupos 2 e 3: equipes que estão jogando Grupo 4:
equipe de espera As equipes que estão na quadra devem passar a bola
para o outro lado sem que a "rede humana" encoste na bola.
Acontecendo o toque pela rede humana, é feito o rodízio das equipes: a equipe
que está na espera entra como rede humana; quem está na rede entra no lugar da
equipe que errou e quem errou vai para a espera. Pode-se variar a maneira de
passar a bola: Toque; Manchete; Recepção com manchete e passada com toque, etc.
Divide-se a turma
em duas equipes, que devem se espalhar pela quadra. As trocas de bola devem ser
feitas através de passes. Quem receber a bola deve segurá-la e imediatamente
passá-la para o companheiro mais próximo ao gol adversário, que deve tentar marcar
de cabeça. A equipe adversária deve tentar interceptar a bola, agarrando-a sem
que haja contato com o adversário. Quem estiver com a bola não pode andar com
ela, deve primeiro passar a bola para depois se deslocar. O gol só pode ser
feito dentro da área e de cabeça.
Divide-se a turma
em duas equipes (ou em mais grupos, com duas equipes em cada grupo). Em algum
círculo da quadra (pode-se usar a marca da cabeça do garrafão da quadra de
basquetebol), uma equipe tenta passar a bola para um companheiro que está no
centro do círculo, enquanto a outra tenta impedir que isso aconteça, sem entrar
no círculo. A bola não pode ser passada por cima dos defensores, apenas entre
eles. Vários grupos podem jogar simultaneamente. Ganha a equipe que fizer o
maior número de passes no tempo marcado pelo professor.
20 passes.
Duas equipes
espalhadas pelo espaço tendo o objetivo de realizar 20 passes entre seus
integrantes sem que ocorra a interceptação da equipe adversária. A cada toque
dado à equipe que tem a posse da bola deve contar em voz alta o número de
toques efetuados. Se a bola é roubada pela outra equipe, zera-se a contagem.
aterial: bola.
Vôlei-Pega
Regras e divisões
do desporto voleibol (com exceção do número de participantes de cada equipe,
sendo que quanto mais jogadores melhor). Utiliza-se uma bola maior e mais leve,
para o jogo ficar um pouco mais lento e divertido. O diferencial, que por sua
vez dá nome ao jogo é que: o time q marca ponto, deverá pegar o time
adversário, e esse deverá fugir até o final de sua quadra. (sempre utilizando
apenas a quadra de voleibol). Atenção: caso o time "A" erre um saque,
é ponto do time "B", portanto, "B" tem que pegar
"A”. marcação dos pontos se da seguinte maneira:O time
"A" errou. Ponto para o time "B", que conseguiu pegar
2 (duas) pessoas do time "A".TOTAL de pontos: 3 (três) para o time
"B" X 0 (zero) para o time "A". Soma-se aos pontos do jogo,
o número de pessoas que foram pegas. Material: Bola(s).
Pesque a bola
Divide-se a turma
em dois grupos. Cada um deles deverá sentar-se numa das linhas laterais da
quadra. Em seguida, dá-se um número para os alunos de um grupo e repetem-se
esses números no outro grupo. O professor coloca uma bola no centro da quadra e
fala bem alto um desses números. Os dois alunos (um de cada equipe) que tiverem
esse número sairão correndo para tentar pegar a bola. Quem conseguir alcançá-la
antes marca um ponto para sua equipe.
Futebol em circulo
Dispõem-se os
alunos em círculos. Eles devem ficar de pernas abertas de maneira que os pés
toquem nos pés dos companheiros ao seu lado. Em seguida, devem se agachar para
tentar cobrir com as mãos a abertura formada pelas pernas. É jogada uma bola no
círculo e todos os alunos devem tentar passar a bola por entre as pernas dos
companheiros. Os jogadores não podem segurar a bola, mas apenas empurrá-la.
Quem deixar passar a bola por entre as pernas, terá que virar e jogar de costas
para o círculo. Vence aquele que ficar por último.
Voleibol tenis
Divide-se a turma
em dois grandes grupos, dispostos na quadra de voleibol.
Inicia-se jogando a bola para cima. Para passar a bola para o outro lado, deve-se deixar quicar a bola uma vez no chão e, em seguida, jogá-la para o outro lado.
Pode-se variar o número de vezes que a bola pode quicar e o número de toques antes de enviar a bola para o outro lado.
Inicia-se jogando a bola para cima. Para passar a bola para o outro lado, deve-se deixar quicar a bola uma vez no chão e, em seguida, jogá-la para o outro lado.
Pode-se variar o número de vezes que a bola pode quicar e o número de toques antes de enviar a bola para o outro lado.
Divide-se a turma
em quatro grupos:
Grupo 1: é a rede humana (um aluno ao lado do outro sobre a linha central da quadra)
Grupos 2 e 3: equipes que estão jogando
Grupo 4: equipe de espera
As equipes que estão na quadra devem passar a bola para o outro lado sem que a "rede humana" encoste na bola. Acontecendo o toque pela rede humana, é feito o rodízio das equipes: a equipe que está na espera entra como rede humana; quem está na rede entra no lugar da equipe que errou e quem errou vai para a espera.
Pode-se variar a maneira de passar a bola:
- Toque;
- Manchete;
- Recepção com manchete e passada com toque, etc.
Grupo 1: é a rede humana (um aluno ao lado do outro sobre a linha central da quadra)
Grupos 2 e 3: equipes que estão jogando
Grupo 4: equipe de espera
As equipes que estão na quadra devem passar a bola para o outro lado sem que a "rede humana" encoste na bola. Acontecendo o toque pela rede humana, é feito o rodízio das equipes: a equipe que está na espera entra como rede humana; quem está na rede entra no lugar da equipe que errou e quem errou vai para a espera.
Pode-se variar a maneira de passar a bola:
- Toque;
- Manchete;
- Recepção com manchete e passada com toque, etc.
Cabeçobol
Divide-se a turma
em duas equipes, que devem se espalhar pela quadra. As trocas de bola devem ser
feitas através de passes. Quem receber a bola deve segurá-la e imediatamente
passá-la para o companheiro mais próximo ao gol adversário, que deve tentar
marcar de cabeça. A equipe adversária deve tentar interceptar a bola,
agarrando-a sem que haja contato com o adversário. Quem estiver com a bola não
pode andar com ela, deve primeiro passar a bola para depois se deslocar. O gol
só pode ser feito dentro da área e de cabeça.
Passar a Bola para
dentro do círculo
Divide-se a turma
em duas equipes (ou em mais grupos, com duas equipes em cada grupo). Em algum
círculo da quadra (pode-se usar a marca da cabeça do garrafão da quadra de
basquetebol), uma equipe tenta passar a bola para um companheiro que está no
centro do círculo, enquanto a outra tenta impedir que isso aconteça, sem entrar
no círculo. A bola não pode ser passada por cima dos defensores, apenas entre
eles. Vários grupos podem jogar simultaneamente. Ganha a equipe que fizer o
maior número de passes no tempo marcado pelo professor.
... Boa Aula.
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