APRENDENDO COM O LÚDICO

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domingo, 28 de janeiro de 2018

Basquete! Plano1


O basquetebol ou bola ao cesto é um jogo desportivo coletivo. Os aros que formam os
cestos são colocados a uma altura de 3 metros e 5 centímetros. Os jogadores podem
caminhar no campo desde que driblem (batam a bola contra o chão) a cada passo dado.
Também é possível executar um passe, ou seja,passar a bola em direção a um
companheiro de equipe
O basquete é dos esportes mais utilizados por professores de educação física dentro da
escola. Antes de irmos aos 10 planos de aula e 10 atividades, vamos entender um pouco
mais dos fundamentos deste esporte.
01 PASSE
Passe de peito Trazendo
já bola junto ao peito, com o peso do corpo na perna
coordenando movimento dos braços com os pulso, a bola à frente do corpo, lançála
com as
mãos na direção do movimento.
Passe picado É
idêntico ao passe de peito, com a diferença de que a bola toque no chão
antes de chegar às mãos do jogador que vai recebêla.
v Passe por cima da cabeça Elevando
a bola acima da cabeça com ambos os braços, lançála
com um forte movimento
dos pulsos, sem baixar os braços.
Passe de gancho A
bola é segura pela mão que vai lançála
bem junto ao punho, dedos
espalhados na bola. Com um passo atrás ou para o lado, dar um solto com um giro no ar
simultâneo ao lançamento da bola através de um movimento circundante do braço.
Passe de ombro A
bola é segura com ambas as mãos, com os dedos apontados para
cima. Os cotovelos devem ser flexionados, a bola se manterá junto ao corpo com o ombro
alto e a execução do passe deverá ser feita pela extensão do braço, cotovelo e punho.
02 DRIBLE
Corpo abaixado, cabeça elevada, joelhos flexionadas, impulsionar a bola com a flexão do
pulso.
03 ARREMESSO
Bandeja É
um arremesso em movimento que pode ser feito com passe ou driblando. Em
ambos, o jogador tem direito a dois tempos rítmicos, ou seja, ao receber a bola ou
interromper o drible o jogador define o pé de apoio (1º tempo rítmico), tendo direito ao
segundo tempo rítmico com mais um passo. No entanto, a bola deverá ser lançada à cesta
antes que o jogador toque o solo.
Com uma das mãos Partindo
da posição fundamental, com o peso do corpo na perna da
frente, bola na altura do peito, o jogador flexionará as pernas simultaneamente à elevação
da bola acima da cabeça. O arremesso termina com a extensão completa do braço, pulso
flexionado e com o último contato da bola através das pontas dos três dedos médios da
mão.
Jump, com drible e parada Driblando
em direção à cesta, parando numa posição de
equilíbrio, flexionara as pernas, saltar elevando a bola acima e à frente da cabeça com
ambas as mãos, executar o arremesso apenas com uma das mãos.
Gancho O
jogador de posse da bola, dribla em direção à cesta mantendo seu corpo entre
a bola e o adversário. Para, olha para a cesta, salta girando o corpo no ar com o
lançamento da bola em movimento circundante do braço, caindo de frente para a cesta.
04 LANCE LIVRE
É igual ao arremesso com uma das mãos, efetuado da linha do lancelivre,
sem marcação e
tendo cinco segundos para a execução. É importante que o jogador mantenha o peso do
corpo na perna da frente, concentrese
e bloqueie a respiração antes do arremesso.
05 REBOTE
Partindo da posição de guarda, o jogador da defesa procura através de um trabalho de
pernas evitar que o adversário tome a sua frente para o rebote. É importante, durante o
lançamento da bola, que o defensor não olhe para a trajetória da bola, e sim o jogador que
esteja marcando. 1º caso: Quando o adversário correr para o rebote pelo lado da perna de
trás do defensor, basta a este fazer o giro na perna de trás. 2º caso: Quando o movimento
para a cesta for feito pelo lado da perna da frente, o defensor efetuará dois movimentos de
giro. O primeiro pela perna da frente e o segundo igual ao 1º caso.
Pronto, agora que já sabemos os fundamentos dele, vamos às atividades:

Plano 1 Basquete
passo a passo
Objetivo(s)
Aprender
fundamentos práticos e teóricos do basquete.
Conteúdo(s)
Princípios
técnicos e táticos do basquete.
Regras
e história da modalidade.
Ano(s)
6º, 7º, 8º, 9º
Tempo estimado: Três aulas.
Material necessário : Bolas de basquete (cheias e murchas), coletes de duas cores
Desenvolvimento
1ª etapa
Inicie avaliando os conhecimentos da turma. Quem assiste a partidas na TV ou em ginásio?
Qual o objetivo do jogo? Quais regras são conhecidas? Que tipo de contato pode ser feito
com o adversário? Como a bola é conduzida?
2ª etapa
Distribua o texto informativo e enfatize que o esporte nasceu para desenvolver a agilidade e
a resistência, qualidades difíceis de serem exercitadas sob o rigoroso inverno do Hemisfério
Norte, onde foi criado. Faça a leitura coletiva, esclareça dúvidas e analise com os alunos o
posicionamento e as características dos jogadores. Levante questões: jogadores baixos
podem atuar como pivôs? Ou mesmo como alas? E os altões, podem ser armadores?
Destaque a rígida relação entre o domínio de fundamentos e a posição em quadra:
armadores devem driblar, alas têm de arremessar de média e longa distâncias e pivôs
precisam disputar rebotes e arremessar de curta distância. Peça que cada um monte uma
lista e distribua os colegas, meninos e meninas, nas posições. Eles devem levar em conta a
estatura, a velocidade, a agilidade e a habilidade dos colegas.
3ª etapa
Drible: divida a turma na quadra e dê bolas para uma parte dos estudantes. Os que
estiverem com elas devem controlálas,
driblando em um espaço combinado, enquanto os
demais tentarão roubálas.
Quem perder a posse ou sair do espaço delimitado cede a bola.
Estipule um tempo máximo de posse e vá trocando a função.
4ª etapa
Jogo dos passes: divida a turma em duas equipes e entregue a elas uma bola murcha, para
que o passe seja uma alternativa mais eficiente. Reforce que a regra não permite andar
com a bola na mão o
pé de apoio tem de ficar imóvel. O objetivo é que a bola seja
passada entre os companheiros de equipe para tentar uma cesta, como num jogo. Após o
arremesso ou em caso de perda da posse, as equipes trocam de lugar.
5ª etapa
Arremessos: perfile a turma na linha de lance livre e explique a mecânica dos arremessos.
1) Com uma das mãos Partindo
da posição fundamental, com o peso do corpo na perna
da frente e a bola na altura do peito, o jogador flexiona as pernas simultaneamente à
elevação da bola acima da cabeça com ambas as mãos, sendo que uma determina a
direção e a outra a impulsão.
2) De bandeja Arremesso
feito em movimento em direção à cesta.
3) Jump O
jogador dribla em direção à cesta e para numa posição de equilíbrio, flexiona as
pernas, salta, elevando a bola acima e à frente da cabeça com ambas as mãos, e executa o
arremesso no momento mais alto do pulo. Divida os estudantes em quatro grupos e coloque
três deles para praticar os arremessos. O último vai disputar o rebote. Alterne as posições
para que todos executem as diferentes tarefas.
Avaliação
Retome a lista dos alunos sobre a posição mais adequada para os colegas. As expectativas
foram confirmadas? Por quê? A moçada deve se dar conta de que não há uma relação
direta entre habilidade e altura ou força e precisão.

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