Atividade:
Quebra-cabeça
Conceito:
Sistema ósseo - sustentação - coluna vertebral
Profilaxia postural
Enfoque do Conceito: O sistema ósseo é um engenho que
sustenta e dá forma ao corpo.
Problematização:
Como seria o corpo humano sem a coluna vertebral?
Materiais:
Texto de apoio; Jornal; Cola; Tesoura; Caneta piloto; Rolo de papel higiênico.
Formação Inicial: Em
grupo de três pessoas, na quadra ou no pátio.
Desenvolvimento:
Cada grupo ficará responsável por produzir uma parte do corpo (cabeça, tronco,
membros superiores e membros inferiores). Eles se reagruparão para montar o
corpo colando as partes. O professor propõe aos alunos colocar este corpo que
foi montado na posição sentada. Após algumas tentativas, o professor
apresentará os rolinhos de papel higiênico que representará a coluna vertebral.
Após colar os rolinhos, os alunos movimentarão o boneco representando os
desvios que ocorrem na coluna vertebral.
Reflexão:
Você se encaixa em algum desses desvios?
Observe seu colega, ele se encaixa em algum?
Destaques:
Interpretar textos e imagens, comparar e refletir sobre o cuidado com seu próprio
corpo.
Registro:
Aluno: Apresentação do boneco.
Professor: Avaliar a produção dos alunos (boneco) e registrar em seu
diário de classe.
Atividade:
Locomotiva
Conceito:
Flexibilidade
Enfoque do Conceito: Realização de movimentos com
amplitude máxima sem causar lesão.
Problematização:
Conhecer as possibilidades e limitações do organismo quanto à mobilidade
articular/alongamento.
O que você entende por flexibilidade?
Materiais:
Bolas de borracha.
Formação
Inicial: Alunos sentados com as
pernas estendidas à frente e unidas, um atrás do outro, sendo que o primeiro de
cada coluna deverá estar com uma bola nas mãos.
Desenvolvimento:
Ao sinal do professor, o primeiro aluno colocará a bola entre os pés e deitará
com as pernas estendidas e passará a bola para o aluno de trás que pegará a
bola com as mãos e fará o mesmo até chegar ao último. O último pegará a bola e
irá correndo pela direita até chegar na frente e começar novamente o exercício.
Reflexão:
Onde você utiliza, no dia-a-dia, a flexibilidade?
Destaques:
Conhecer as possibilidades e limitações do organismo quanto à mobilidade
articular/alongamento.
Registro:
Aluno: Desenhar a atividade que ele
desenvolveu dando ênfase à flexibilidade
Professor: Registrar no diário de classe.
Texto de Apoio - Flexibilidade
Aquecimento Muscular e Alongamento
Existem diferentes estados de atividade física, que variam desde a pouca
atividade de uma pessoa que descansa até a grande atividade de um atleta em
pleno jogo.
E tal como necessitamos de um preparo para estudar, como estar sentado
comodamente num ambiente sem barulho e livre de objetos que nos distraiam,
estar com a mente tranqüila e sem preocupações, os nossos músculos também
precisam de um preparo para iniciar uma atividade física mais intensa. Isto é o
que faz o aquecimento: prepara seu corpo para que você possa fazer atividades
físicas mais intensas sem o risco de lesão muscular ou nas articulações.
Por isso, no início de cada aula, o professor dá uma série de movimentos
começando com exercícios leves de alongamento e gradativamente vai estimulando
todos os músculos do corpo. Assim você fica em condições de fazer uma boa
corrida, um bom salto ou um bom jogo.
Maneira correta de fazer alongamentos:
ü
o movimento deve ser
longo e estável, ao mesmo tempo em que sua atenção permanece focalizada sobre
os músculos que estão sendo trabalhados;
ü
ao atingir o limite
do seu movimento, pare e mantenha cada posição por um tempo aproximado de 10 a 20 segundos. É errado e
perigoso balançar-se para forçar o limite do músculo ou alonga-lo até sentir
dor;
ü
saia de cada posição
do alongamento bem devagar, procurando relaxar completamente;
ü
encerre o trabalho
procurando soltar bem todos os músculos que foram alongados.
Educação Física e Desportos
Hudson Ventura Teixeira
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